Dicas de como usar Bullet Journal 

Você já ouviu falar sobre Bullet Journal?

Nossas circunstâncias estão sempre mudando. À medida que nossas circunstâncias mudam, nossas necessidades também mudam. Mesmo que tenhamos estabelecido uma intenção significativa no início de nossa prática, a vida acontece. As inúmeras responsabilidades do nosso dia a dia podem criar uma cisão entre nossas ações e nossos valores até que nossa prática não reflita mais nossas intenções.

E algo incrível do Bullet Journal é que todos os dias você começa com uma página em branco. Isso pode representar um novo começo. E certamente toda vez que você se senta com seu caderno, você começa de novo, e a diferença é que você não começa do zero. Cada começo se torna mais poderoso. Quanto mais você começa, mais poderosa se torna sua capacidade de criar. Então, no final, há realmente uma pergunta que você precisa para iniciar – ou reiniciar – sua prática do Bullet Journal: O que você quer começar agora?

Você também pode usá-lo para listas de coisas que precisa fazer, ou um apenas soltar os pensamentos, um espaço simples para rabiscar coisas, sabendo que elas estão lá para consultar mais tarde.

Aqui na Desko sempre reforçamos o quão importante pode ser o hábito de fazer anotações, de colocar no papel os planejamentos do dia a dia. E diferente de um planner, o bullet journal é uma forma de organização e que segue alguns passos para personalizar as páginas em branco de uma caderneta ou caderno.

O bullet journal, ou também conhecido como BuJo, é definido como uma prática de mindfulness disfarçada de sistema de produtividade. Ele foi pensado para ajudar você a organizar o seu ‘o quê’ enquanto você se mantém atento ao seu ‘porquê”.

E assim o Bullet Journal facilita em nosso processo emocional, ele ajuda a esclarecer e organizar os pensamentos. São condições que precisamos explorar, colocando no papel e ajudando a desacelerar. Além disso, não usando apenas nas anotações do dia a dia, pode ser uma ótima opção para processar emoções, uma escrita mais criativa – com poemas ou canções, uma terapia em forma de diário.

Um diário pode dizer muito sobre sua motivação. E a chave para manter um hábito é trabalhar em uma rotina que você ama. Além disso, você tirar os pensamentos da cabeça e colocá-los no papel é uma maneira extremamente eficaz de aliviar o estresse e a ansiedade.

As rotinas são orientadas por processos. São sequências de ações muitas vezes destinadas a transformar bons comportamentos em hábitos. Por definição, um hábito é “um padrão de comportamento adquirido, seguido regularmente até se tornar quase involuntário”.

Em um mundo focado em resultados, esquecemos que o processo pode ser tão ou mais importante. É através do processo que aprendemos e crescemos. Isso é tão verdadeiro para escrever um livro quanto para acompanhar seu humor de maneira criativa. Ambos são reflexos das atividades que você identificou como significativas, e é disso que se trata.

Como usar

Mas o registro diário frequentemente é usado como uma lista de tarefas, mas pode ser muito mais do que isso. Ter sessões incríveis para reunir em um único lugar todas as necessidades do dia a dia: planejar uma viagem, consulta médica, lista de compras, criar um calendário apenas com os aniversário de amigos.Também pode ser o lar de insights, pensamentos e sentimentos interessantes que surgem ao longo do dia.

Livre para usar e abusar das cores: marca-textos coloridos, notas auto-adesivas em tons neon, canetas com glitter, giz de cera, aquarela, lápis de cor e canetinha. Além disso, uma marca registrada é usar símbolos para definir prioridades nas atividades e no que já foi concluído.

Use canetas coloridas para destacar uma atividade muito importante ou criar índices interativos nas páginas iniciais!

O marca texto é uma ótima opção para criar destaques!

Caneta hidrocor de ponta porosa dupla: ponta fina para escrever e para fazer traços delicados e ponta pincel para fazer sketches, letterings.

Notas auto adesivas para criar lembretes, mas que não quer deixar marcado na página de forma permanente. Quando finalizar, basta remover.

Confira abaixo algumas formas de como criar e preencher o seu Bullet Journal

Para se preparar para um novo ano, você pode fazer uma página de coleção chamada “New Year Review” onde irá dividir uma página e lista o que funcionou e o que não funcionou no diário daquele ano. 
Criar índices coloridos e temáticos conforme o mês.
Separar as páginas com os dias da semana.
Separar as páginas com os dias da semana.
É uma ótima opção para criar um checklist de viagem! Assim, você não irá esquecer nenhum item que seja essencial.
Até mesmo, criar uma rotina para organização e limpeza da casa.
Ideias de como você pode organizar o Bullet Journal em forma de um diário.

Caderneta Electic Pastel Desko – PERFEITA para o seu Bullet Journal

Como comentei no início, aqui na Desko incentivamos as pessoas a criarem. Para impulsionar, a nossa caderneta clássica e exclusiva da linha Electric Pastel. As páginas foram pensadas justamente para quem gosta de usar canetas e marcadores de alta pigmentação: elas são em papel polen 80g/m2 e com uma tecnologia que não permite que a mesma fique amarelada com o tempo, com abertura de 180º  – o que faz com que ela fique plana na mesa e facilite o seu uso. E também em três opções de miolo: pautado, pontilhado e sem pauta. 

O tamanho foi pensado na praticidade de uso para todos os dias! Cabe perfeitamente na bolsa, na mochila, na pasta. E se caso não queira guardar, levar na mão vai chamar atenção por suas cores vibrantes e super cool.

Com as duas fitas em gorgurão para marcar as páginas, é possível dividir sua caderneta em assuntos pessoais ou de trabalho. Como elas são de cores diferentes, você consegue separar sem se perder. 

Seu bolso expansível é perfeito para guardar aqueles papéis que não queremos fixar nas páginas, algum documento. Tudo irá ficar bem firme para não perder. 

Comente aqui se você já usa o Bullet Journal e qual a dica que daria para quem ainda não conhece!

Deixar uma resposta