4 dicas para 2023 ser um ano de realizações

Final de ano é sempre uma grande expectativa. É um momento simbólico que transcende qualquer campanha de “Ano Novo, Vida Nova” e sim um momento para concluir algumas metas, refletir sobre como foi o último ano em várias dimensões de nossas vidas. É também um momento muito inspirador para encher nosso coração de desejos e nossa mente de planos. Felizmente o verão traz uma dose extra de energia especialmente quando temos a companhia de nossa família e de pessoas que nos ajudam a dar mais sentido à vida!

E muito além de pensar em como será diferente, precisamos focar na organização, nas “dores” e no que precisamos melhorar. 

Pensando nisso, hoje estou aqui para listar 4 razões para você conseguir de fato se organizar, de uma forma simples mas que para de fato dar certo, é preciso motivação. 

Dica 1 – Aposte em uma Gestão Financeira

Construir uma relação saudável com o dinheiro nos traz tranquilidade. Talvez em 2022 você não tenha conseguido se organizar, fazer aquela reserva para realizar algum sonho ou alcançar algum objetivo maior e isso te deixou desmotivado. E é compreensível.

Muito além do que controlar os gastos no dia a dia, estes pequenos passos irão ajudar para que possa manter o controle financeiro e então consiga realizar os seus planos! E acredite: isso é muito mais fácil do que se imagina! Vou te contar:

Ter o controle financeiro é você encontrar uma maneira saudável de se relacionar com o dinheiro. Assim, você saberá mais sobre sua renda mensal, onde estão aqueles “furinhos” do dia a dia e que quando termina o mês, acaba se tornando um valor mais alto do que imaginou.

E isso tudo vai além de apenas saúde financeira, mas também de saúde emocional, saúde da família, saúde psicológica. Se você conseguir seguir as dicas abaixo, tenho certeza de que irá conseguir se programar para aquelas tão sonhadas férias. 

  • Registre todas as suas despesas: aquele cafezinho depois do almoço, uma cervejinha com os amigos, material escolar dos filhos, aquela chamada extra do chaveiro, um presente de aniversário. Anote tudo. No Planner Desko, ao final de cada página mensal, você tem um campo para “Anotações”. Ali é possível você fazer um pequeno registro diário daquilo que gastou. Assim, será mais fácil lembrar onde você gastou seu dinheiro e você não ficará com aquela sensação de que ele apenas “sumiu”.
  • Já na página final de cada mês, você tem um espaço dedicado apenas ao planejamento financeiro mensal. Então, uma dica para este espaço é você criar Categorias de Gastos: casa, saúde, educação, vestuário, lazer.. e o que mais você entender que demanda de uma atenção especial. 
  • Com as Categorias de Gastos criadas, entenda sua renda e qual é o percentual que cada uma delas exige. Normalmente saúde, educação e alimentação têm um peso maior, mas claro que isso é de acordo com cada estilo de vida. Se você mora sozinho, com alguém, tem filhos, animais de estimação, ou se até mesmo na sua casa moram mais pessoas que também contribuam com as despesas. 
  • Estabeleça objetivos: viagem dos sonhos, um curso, trocar de carro, comprar uma casa nova, aquele celular de última geração, guardar dinheiro para ter uma renda a mais no final do ano ou até mesmo realizar investimentos. Mas para conseguir isso, é necessário que os três primeiros passos sejam colocados em prática. De nada vai adiantar você “sonhar” se não conseguir projetar o futuro. 

No Planner 2023 Desko você consegue ter um controle financeiro amplo: temos duas páginas divididas com os meses e algumas colunas: entradas, saídas, descrição e balanço. Assim, uma visão ampla de todo o ano, sem distrações. 

Já para o balanço mais detalhado, toda última página de cada mês possui o Planejamento Financeiro Mensal, também com entradas, saídas, descrição e balanço. Assim, você informa mais minuciosamente tudo que foi gasto naquele mês. 

Além de você conseguir ter um controle visual, é possível já durante o ano realizar balanços, entender onde gastou mais, o que pode controlar, substituir gastos. E então para quando o ano estiver acabando, é possível recapitular os gastos informados, entender suas proporções e suas possibilidades. 

Essas reflexões ajudam na identificação dos seus erros e acertos, um conhecimento que você pode internalizar e impedir que as distrações tirem seu foco nos meses seguintes! Controlar suas finanças não é difícil, mas é necessário disciplina, tenho certeza que você consegue!

Dica 2 – Tenha sucesso em novos hábitos

Para o seu dia ser leve e mais suave, eu acredito que com muita influência do item um, este aqui será um complemento. 

Sabemos que criar novos hábitos (aqueles que por muito tempo vamos deixando de lado) é necessário esforço, dedicação e constância. Os novos hábitos com o passar do tempo se tornarão espontâneos e naturais. Aquilo que fazemos em nosso dia a dia afeta diretamente a nossa saúde fisiológica e mental, de modo que podemos dizer que a forma como escolhemos viver determina quem somos.

Sabemos que muitas vezes a rotina acaba absorvendo muito do nosso tempo e que gostamos da zona de conforto, de modo que qualquer atitude que nos faça sair desse estado exige disciplina para não largar a jornada no meio do caminho. 

Iniciar novos hábitos por algo muito complexo e que vai exigir muito normalmente é uma forma de auto sabotagem. Aqui a primeira dica é: comece por algo simples. 

E você quer algo mais simples do que beber água? Com o Planner Desko, no rodapé de cada página da semana, você tem um espaço muito especial para o Hábitos da Semana. Ali, é para que você projete os seus novos e já hábitos permanentes, e “dê um check” no dia em que conseguiu realizar. 

Eleja quais hábitos são importantes: saúde, relações sociais, profissionais. Defina como eles devem acontecer ao longo dos dias, semanas e meses. 

  • Se for algo relacionado à cultura: qual seu plano de leitura (quais livros, quando lê-los e quantas páginas por dia), qual a frequência que quer ter para ir ao cinema, visitar museus.
  • Quem sabe você esteja pensando na saúde: ter uma alimentação mais saudável (o que comer regularmente, o que evitar), realizar alguma atividade física, tomar água, dormir cedo. 

E entenda que estes objetivos aqui mencionados precisam ser sustentáveis. Não crie planos mirabolantes e atividades que você já acha que são complexas. Você irá perceber com o tempo que hábitos farão parte da vida de uma forma muito mais natural quando incorporados no dia a dia. 

A consolidação de um hábito em nossas vidas vem por meio da repetição. É comum que na jornada para adquirir novos hábitos tenham dias que deixemos de fazer o que precisa ser feito, seja por falta de ânimo, tempo, problemas de saúde, mudanças na rotina, entre outros.

O segredo é não deixar isso tornar-se regra e sempre recomeçar após os dias parados.

Há publicações que afirmam que 21 dias é o tempo que o cérebro precisa para interpretar um novo hábito como um padrão estabelecido e torná-lo automático. Na prática, isso significa que você não precisará mais pensar para agir de determinada forma, e seu corpo estará realizando a tarefa com naturalidade e exigindo menos esforço pessoal.

Dica 3 – Faça a gestão do seu tempo

Acredito que hoje em dia não temos a real dimensão de como o tempo tem passado rápido. Seja pelos dias com muitos compromissos, pela impressão de que as horas passam mais rápido ou pelas tarefas que precisam ser executadas com mais frequência. 

E quando você administra melhor o seu tempo, consequentemente, aumenta seu rendimento. Isso, por sua vez, contribui com a elevação do bem-estar – o que garante uma proximidade da felicidade plena.

Precisamos por muitas vezes encaixar a vida dentro das 24 horas (que passam voando) e as semanas que são tumultuadas. Sem o controle ideal, acaba que compromissos se sobrepõem e acontece a confusão.  

Se em 2022 isso foi um problema, se você teve dificuldade para enxergar e distribuir os compromissos, vou te ajudar a resolver isso no próximo ano. 

O Planner 2023 da Desko foi pensado justamente para te ajudar a ter um controle maior e melhor do dia a dia. 

Você tem à disposição três tipos de planejamento: anual, mensal e semanal. Todos com uma visão ampliada, onde terá noção por completo no mesmo campo de visão (sem se perder nas páginas)

Passo 1: Tenha um planejamento

Dedique um dia da semana para preencher os espaços do Planner. Sem o planejamento você não terá a real dimensão e poderá assumir mais compromissos do que realmente pode realizar. Seja algo que irá se realizar em uma mesma oportunidade ou alguma atividade que irá demandar de mais dias. 

Use e abuse de muitas cores, adesivos, marcadores: tudo para chamar a atenção e não passar despercebido! 

Passo 2: Defina prazos

Eu diria que é quase impossível viver sem datas e horários para cumprir. Seja algum projeto profissional, trabalhos de escola ou faculdade: tudo exige prazo. 

E não se preocupe: está tudo bem se tiver necessidade de remanejar. Mas, quando você tem a definição, será mais fácil de organizar as demais programações. 

Quanto maior for a sua definição de tempo para executar as tarefas, maior será o seu controle sobre o tempo.   

Passo 3: Priorize tarefas

Sim, as horas passam muito rápido. Então aqui a dica é simples: realize as tarefas conforme sua prioridade. 

Seja começando pelas que são mais rápidas de executar ou aquelas que exigem mais tempo, mas tenha prioridade como definição de ordem. 

Passo 4: Evite distrações e não fuja do que precisa ser feito! 

Ahhh, as distrações. 

Alguns smartphones já contam com aplicativos e funções que são facilmente programadas para evitar aquela “olhadinha” nas notificações e redes sociais. Deixe a televisão desligada, acenda uma vela, coloque uma música, crie um ambiente para auxiliar na concentração.

4 – Tenha o seu ano registrado! 

Com o tempo passando mais rápido, não nos damos conta de tudo que planejamos, realizamos e conquistamos. São aniversários, reuniões, festas, viagens, conquista de novos hábitos e muitas realizações! 

Quando você separa aquele momento para escrever/registrar os momentos e compromissos, é quando de verdade nos demos conta de tudo que vamos fazer!

Através dos registros, é permitido contar histórias! É permitido “olhar para trás” e reviver tudo novamente. Relembrando o local, o que aconteceu naquele dia, uma data inesquecível, isso tudo nos faz sentir emoções, podem ser boas ou ruins, mas importantes para podermos ultrapassar os obstáculos e seguir em frente.

Os registros reúnem informações que revelam nosso desenvolvimento, nossos comportamentos, cada hábito que fomos adquirindo com o passar dos dias e meses. 

E com o uso do Planner Desko e ao final do ano de 2023 você terá os registros sólidos de tudo que viveu, como em um diário. Será incrível você perceber tudo que realizou, lugares que conheceu, projetos que conseguiu executar. 

Ao relatar sua vida nas páginas do Planner, você estará garantindo uma lembrança dos erros que cometeu e das realizações das quais se orgulha – aqueles momentos que merecem ser recordados no futuro.

Deixar uma resposta